terça-feira, 9 de novembro de 2010

O ESPAÇO, A NATUREZA E O HOMEM


Google
A formação da sociedade tecnológica começa à ter início com as Revolução Industrial, tecnológicas e a revolução de informação. Tais revoluções modificaram para sempre a nossa história. Essas revoluções trouxeram avanços que possibilitam mudanças a nível global, nas formas de produção, produzindo em alta escala: alimentos, roupas, e etc. Na saúde, tais avanços proporcionaram grandes descobertas no tratamento e cura de muitas doenças.

Ao longo da história podemos observar o crescimento desordenado da população mundial, crescimento este que nos deixa preocupado, pois é muito difícil ter um controle geral da população, que ocasiona um desequilíbrio no sistema, gerando desigualdade social entre as classes.

O Brasil não fica de fora desse desequilíbrio, e por essas razões é que ele precisa aumentar o uso de seus recursos naturais, mas não só isso ele precisa trabalhar em cima de politicas públicas educativas, de conhecimentos e de consciência, para que se aproveitem as oportunidades que os recursos naturais oferecem ao país.

Mas não é só a população que vem crescendo, as expectativas de vida na maior parte também cresce junto com essa aceleração, como por exemplo a criação de automóveis, telefone, refrigeradores e diversos utensílios domésticos, que no luxo no século XX era objeto de luxo, e hoje por ser usado por quase toda população. É difícil estabelecer limites definitivos, mas seria insustentável outro século de crescimento desordenado nesse mesmo ritmo.

A econômia de quase todo o século XX foi governada pelo que já denominamos de "império das potência". O petróleo move milhões de veículos e máquinas industriais e termelétricas, a energia nuclear de sentido estratégico dominaram as disputas internacionais graças as nossas condições naturais a hidrelétricas e energia da biomassa obtida da queima de combustível da extração de vegetal, como a lenha e o bagaço da cana-de-açúcar, são muito mais importantes no Brasil do que na maior parte do país.

É importante compreender que quase todas as formas de energia de que fazemos uso são devidas do sol. Tanto as hidrelétricas como o álcool, o vento e o petróleo que já foi vivida se beneficiam da energia solar para funcionar.

Um desafio global e regional é suprir as necessidades energéticas imediatas e projetar o futuro em médio prazo de modo que não seja simples adiantamento de um desastre.

Os sistemas Capitalistas e Socialistas agem de formas diferentes: O capitalista tem uma econômia  de mercado e uma sociedade de classes.

Já no socialismo temos uma econômia planificada e uma sociedade teoricamente sem classes. Entretanto houve um grande desenvolvimento nos meios de comunicação e de transporte e nas trocas de comercias entre países, essa globalização está associada a uma expansão capitalista no atual período técnico-científico.
Contudo o mundo se integra totalmente do ponto de vista econômico, político e cultural, todas muitos interligadas, a ponto de não ser nem adequado, nem possível, trata-las separadamentes.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário